História

 

Numa altura em que a fotografia se massificava, graças ao aparecimento do digital e em que todos os dias surgiam sites de fotografia onde se podiam criar galerias, os Açores continuava sem nada que pudesse atuar como uma entidade para o desenvolvimento da fotografia.

É então que um grupo de amigos entusiastas da fotografia, percebeu a lacuna existente nos Açores, nomeadamente em S.Miguel, e criaram o Clube Zoom. O principal motor de desenvolvimento do Clube Zoom, foram os raides fotográficos, algo praticamente inexistente nesta altura, no entanto o blog e a constante entre ajuda também foram muito importantes.

Como crescimento do número de membros, foram crescendo as necessidades de criar novas atividades e assim surgiram os primeiros concursos, de onde se destaca a primeira edição do Féstividades, e as primeiras formações de fotografia.

Para dar mais visibilidade à fotografia, foi então que surgiu um programa de televisão “Um dia, uma Foto”, que era exibido na RTPA, onde qualquer membro do CLUBE, poderia exibir as suas fotos sobre as quais se dizia qual a técnica usada.

Aos trinta dias do mês de abril de 2007, em reunião geral, os membros do Clube Zoom decidiram o futuro do Clube, sendo que no final foi aprovada a criação de uma Associação, pelo que de imediato foi constituída uma Comissão para conduzir todo o processo até à constituição da AFAA.

Surge assim a AFAA – Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, no dia 27 de Junho de 2007