Museu Açoriano de Fotografia

A AFAA no dia 14 de Dezembro de 2013, data do seu jantar de Natal, deu o primeiro passo para que seja criado nos Açores o Museu Açoriano de Fotografia, dando a conhecer aos participantes do jantar o conceito do Museu, assim como o seu logótipo, que temos o prazer de agora publicar.

No jantar, foi exposto já um pequeno espólio de material fotográfico recolhido entre os familiares e amigos da equipa da Direção. Muito em breve publicaremos aqui fotos de todo o material já recolhido, sendo que o faremos também no nosso site que será lançado em breve. Todo o material será identificado com o nome do proprietário.

Assim, apresentamos a nossa maior "ambição" - a criação do Museu Açoriano de Fotografia - MAFaa. O nosso objetivo é conseguir um espaço no coração da cidade de Ponta Delgada, onde será criado o Museu Açoriano de Fotografia.

Como a AFAA não pretende um museu estático, onde se vai visitar uma vez e não se regressa, para além da exposição permanente de peças relacionadas com a arte de fotografar, dinamizará as salas com a colocação de exposições rotativas de fotografias, realização de tertúlias e workshops sempre à volta da arte fotográfica. No fundo será um lugar para a fotografia como forma de arte e como documentação visual da realidade.

A primeira fase consiste em recolher todo o material fotográfico possível, equipamentos, acessórios e artigos relacionados com esta arte, que possam existir em qualquer casa açoriana, bem como em qualquer lugar do mundo e que nos possam doar ou ceder a título de empréstimo.

Como a AFAA não pretende ficar por aqui, numa segunda fase e caso venha a ser viável, propõe-se nesta estrutura a cuidar dos arquivos e coleções que pertençam a particulares e que queiram doar ou ceder à AFAA, para que desta forma fiquem visíveis ao público.

Reforçamos também que é nossa intenção, solicitar a todas as entidades regionais e até nacionais a doação de material fotográfico, pois a AFAA irá promover através da comunicação com o público exterior da Região esta linguagem universal – que é sem sombra de dúvidas a Fotografia.

Como não podia deixar de ser, convidamos todos os nossos associados, familiares, amigos e público em geral, a doarem ou a cederem a título de empréstimo à AFAA, todo ou qualquer material relacionado com esta arte FOTOGRÁFICA, que de uma forma ou outra não se encontre em uso ou até que esteja avariado/danificado.

Para a entrega do material ou para esclarecimento de qualquer dúvida que tenha, é favor contatar-nos através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contamos com todos vós neste ambicioso projeto, pelo que agradecemos a todos que junto com a AFAA queiram fazer parte deste sonho e torná-lo realidade.

A Direção